Fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças
Francesco Tonucci é um renomado professor, psicólogo educacional e pesquisador associado do Instituto de Ciências e Tecnologias da Cognição do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.
Dedicou grande parte de sua vida profissional à realização de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da criança, analisando seu pensamento, sua interação com o mundo, suas habilidades, suas necessidades e suas demandas educacionais.
É o idealizador e gestor do Projeto Internacional “A Cidade das Crianças”, em desenvolvimento na Itália, Espanha, Portugal, Suíça, França e nove países da América Latina, entre eles, o Brasil.
É um defensor incansável da Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança.
Em homenagem à sua carreira e suas contribuições para a educação, desenvolvimento e inovação, já recebeu vários reconhecimentos como doutor honoris causa concedido por várias universidades na Espanha e América Latina, bem como o prêmio Comitê Espanhol do Ano 2019 da Unicef.
Em dezembro de 2022, o Presidente da República Italiana concedeu-lhe o título honorário de Comandante pelo mérito de sua carreira e pela importância de sua contribuição para nossa sociedade.
Sob o pseudônimo de Frato, Francesco Tonucci assina charges sobre questões de educação, cidade, brincadeira e infância que convidam ao questionamento do sistema e ao compromisso com a transformação da nossa sociedade.
Publicou dezenas de títulos, muitos dos quais traduzidos para várias línguas. Destacam-se entre eles: “Com olhos de criança”, “A criança nasce”, “A solidão da criança”, “Após três anos, é investigado”, “A Cidade das Crianças”, “Quando as crianças dizem chega”, “Por que meninas e meninos?”, e, recentemente, “Um vírus pode mudar a escola?”.
Coordenadora das Redes internacionais de Cidades das Crianças
Lorena Morachimo é uma educadora peruana, graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, na Especialidade de Educação Inicial.
Realizou pós-graduação em Pedagogia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, Itália e na Universidade da Calábria em Cosenza, Itália.
Especializou-se em Educação a Distância e de Adultos na Universidade Nacional de Educação a Distância em Madri, Espanha.
De 1995 a 2002, dedicou-se ao ensino universitário, sendo professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru e coordenadora da especialidade de Educação para o desenvolvimento. Integrou a equipe do Projeto Educação e Cultura de Paz do Centro de Serviços de Pesquisa e Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru, onde promoveu o treinamento de professores para 500 escolas em Lima e 16 cidades em todo o Peru.
Publicou diversos materiais para professores, manuais e artigos sobre educação ambiental, educação para a paz, educação ética e moral. Publicou também, juntamente com o professor Leonardo Piscoya, o livro “Questões Transversais e Desenvolvimento Sustentável: chaves para sua inserção na instituição educacional”.
Em 2001, por encomenda da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru, começou a promoção e difusão em Lima do projeto “Cidade das Crianças” de Francesco Tonucci.
Atualmente é membro do Laboratório Internacional “La cittá dei bambini” e pesquisadora do Instituto de Ciências e Tecnologias da Cognição do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. É a coordenadora da área Ibero-americana do Projeto Internacional “A Cidade das Crianças”.
Desde 2021, é presidente da Associação de Promoção Social Francesco Tonucci.
Alemberg Quindins é pesquisador, músico, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata e criou em 1992, junto com sua companheira Rosiane Limaverde, a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, na cidade de Nova Olinda, Ceará.
Recebeu comendas de Cavaleiro na Ordem do Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura do Brasil (2004); Medalha do Mérito da Farroupilha, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (2007); Comenda João Luiz Ramalho de Oliveira, pelo Sistema Fecomércio Ceará (2014); Medalha da Abolição, pelo Governo do Estado do Ceará (2017); Título de Dr. Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2018); e Título de Notório Saber em Cultura Popular, pela Universidade Federal do Ceará (2019).
Como consultor da Unicef participou da criação dos programas de rádio de criança para criança junto às rádios nacionais de Angola e Moçambique. Foi gerente de cultura do SESC Rio de Janeiro (2018) e, atualmente, é assessor de relações institucionais do SESC Ceará.
Foi professor do Curso de Pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea do Itaú Cultural e Instituto Singularidades (2017 – 2019) e é professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio (CEAACP) da Universidade de Coimbra, Portugal.
Alencar Massulo é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2004. Fez especialização em Gestão de Cidades pela Unisinos, em 2008; em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 2009; e MBA em Cidades Responsivas, pelo Grupo OSPA / Instituto Cidades Responsivas, em 2023.
Participou do Programa Monumenta, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Brasília, entre 2004 e 2005, e do Diplomado pelo Projeto A Cidade das Crianças, junto à Universidad del Comahue, de Buenos Aires, em 2024. É membro da Associazione Francesco Tonucci – referente no Brasil, e ponto focal do Projeto A Cidade das Crianças, em Osório (RS), onde é também membro da Equipe de Gestão Territorial da Prefeitura Municipal.
Possui ainda atuação nos setores público e privado com projetos de arquitetura e urbanismo – inclusive loteamentos, bairros planejados, condomínios, praças, parques, escolas e espaços de uso público e coletivo
Ana Paula Dugaich é mãe da Lola e da Nuna, comunicadora, roteirista e escritora, especialista em comunicação para impacto social. Fundadora da Allma, um hub de estratégia para impacto social que trabalha apoiando municípios e empresas a transformar em ações as mudanças que precisam acontecer no mundo. Idealizadora do projeto “Pé de Infância”, que é formado pelas caixas de ferramentas “Cria na Paz”, “Brincar Livre”, “Cantar, Brincar e Contar Histórias”, “Papai Tá Aqui” e “Depois da Chuva”, implementado em parceria com a Fundação Van Leer e a Rede Urban95. Seu último livro é o “Lá Vem o Sol” e foi dedicado às crianças afetadas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul.
André Gravatá é poeta e educador. Escreveu os livros “O jogo de ler o mundo”, “O pulo da carpa”, “O aniversário da terra”, “Inadiável”, entre outros. Com o coletivo Educ-ação, dedicou-se a uma jornada por espaços de aprendizagem em diversos países, que culminou na escrita do livro “Volta ao mundo em 13 escolas”. Foi um dos criadores da Virada Educação e coautor do livro “Poéticas Públicas”, que conta experiências coletivas que aproximam arte e território. Junto com a artista Serena Labate, criou o jornal das miudezas e organizou a publicação Cartas a jovens educadores.
Bianca Antunes é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestra em Desenvolvimento Urbano e Cooperação Internacional pela TU Darmstadt e UIC Barcelona. É supervisora de projetos no Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), onde implementa a iniciativa Urban95 nas cidades brasileiras. É autora de livros infantis sobre cidades e arquitetura, e cofundadora da Pistache Editorial, em que edita livros e materiais sobre urbanismo e arquitetura para crianças e adultos. Foi editora-chefe da revista AU – Arquitetura e Urbanismo.
Cice Galoro é pedagoga formada pela Universidade da Cidade de São Paulo, pós graduada em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e cientista comportamental por INSEAD. É diretora de relações institucionais na Allma, um hub de comunicação que atua em causas urgentes para transformações sociais. Foi diretora de comunicação do Instituto Sidarta e da sua escola de aplicação, onde participou da implementação no Brasil do programa de Ensino para Equidade (EpE) sob mentoria de Rachel Lotan, professora emérita da Universidade de Stanford. Estudiosa da mente humana, defende um novo modo de pensar o mundo e suas necessidades emergentes, através de conexões mais justas, saudáveis e gentis.
Claudio Marcelo de Faria Rodrigues é secretário de Urbanismo de Mogi das Cruzes (SP). É arquiteto e urbanista, especialista em Urbanismo Social pelo Laboratório de Arquitetura Futuro de Cidades do Insper, com MBA pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Aperfeiçoou-se em Mobilidade Urbana Sustentável pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e na implantação de cidades amigáveis à Primeira Infância pela London School of Economics and Political Science (LSE Cities).
Já visitou mais de 30 cidades ao redor do mundo, acompanhando as novas tendências em Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
David Duarte é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós-graduado em Direito e Processos Constitucionais, também pela UNIFOR, e em Direito Eleitoral, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), além de mestre em Direito Constitucional, pela UNIFOR. Foi coordenador jurídico da Secretaria da Educação e da Assessoria Parlamentar da Prefeitura Municipal de Fortaleza, além de consultor jurídico partidário. Atualmente é chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral e o ponto-focal do Município junto à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Eleitoral, Administrativo e Tributário.
Elisama Santos é escritora, autora dos best sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que
gritamos” (2020), “Conversas corajosas” (2021), e “Vamos conversar” (2023), publicados
pela Paz e Terra, e do romance “Mesmo Rio” (2022).
É psicanalista, pós-graduada em Saúde Mental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), pós-graduanda em Psicanálise e Análise do Contemporâneo e certificada em Resolução de conflitos e mediação e conciliação de interesses, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e educadora parental pelo Positive Discipline Institute, dos Estados Unidos.
É certificada no Programa de Lideranças Executivas pela Primeira Infância, pela Universidade de Harvard, apresentadora do SAC das Emoções, no canal GNT e do podcast Vai passar, original Spotify. É ainda TED Speaker, referência em Comunicação não violenta e Educação não violenta no Brasil.
Gabriela Cavalcante está Assessora Especial das Infâncias na Secretaria de Gestão Social da Prefeitura Municipal de Boa Vista (RR). Possui ampla experiência na elaboração e implementação de iniciativas voltadas para a agenda da Primeira Infância e coordena a equipe técnica do Comitê das Crianças de Boa Vista. Em 2023, participou da comitiva de Boa Vista no Urban95 Academy, em Londres.
JP Amaral é Gerente de Natureza do Instituto Alana. É conselheiro do Greenpeace Brasil, conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), cofundador da rede Bike Anjo e do coletivo Ecologia Urbana e bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Sistema de Gestão Integrada pelo Senac e Futurismo na metodologia Fluxonomia 4D. Faz parte da rede de futuros líderes do Programa da Chanceler Alemã da Fundação Alexander von Humboldt, membro alumni da rede Red Bull Amaphiko de Empreendedores Sociais e do Young Global Changers.
Kaio Dutra é o atual secretário do Trânsito e Transporte de Sobral (CE). Possui Doutorado em Engenharia e Ciências de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de Mestrado, pós-graduação e graduação em Engenharia Mecânica, também pela UFC. Atuando na área de Engenharia de Transportes desde 2016, foi servidor federal e também professor do Ensino Superior até 2021, além de ter atuado como Engenheiro de projetos e equipamentos junto à iniciativa privada, entre os anos 2010 e 2015.
Luciana Lima é formada em Administração e atua no serviço público desde 2007. Inicialmente, foi Oficial de Gabinete do Governador por quatro anos. Posteriormente, assumiu a chefia de gabinete da Secretaria da Mulher do Governo do Estado de Pernambuco. Em seguida, ocupou a posição de Diretora Executiva de Articulação e Relacionamento no Gabinete do Prefeito do Recife, onde foi assessora direta da então primeira-dama. Nesse período, coordenou diversas iniciativas voltadas à Primeira Infância, como a Semana do Bebê do Recife, o Programa Mãe Coruja Recife e o Programa de Embaixadores da Primeira Infância.
Atualmente, é responsável pela Secretaria Executiva da Primeira Infância do Recife. Nessa função, executa ações como o Centro de Referência da Primeira Infância e o Laboratório de Formação da Primeira Infância, além de monitorar e coordenar as atividades do Plano Municipal de Primeira Infância.
Possui especialização em Primeira Infância pela The London School of Economics and Political Science (LSE), em parceria com a Van Leer Foundation. Atualmente, cursa pós-graduação em Gestão Pública e Inovação na Educação pelo Instituto Singularidades.
Lucilene Silva é mestre e doutoranda em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, membro do Conselho diretivo do Grupo ICTM de Estudos de Música e Dança da América Latina e Caribe. Desde 1998 pesquisa e documenta a Cultura Infantil e Música da Infância no Brasil e outros países da América Latina. É Coordenadora Geral da Oca Escola Cultural, onde é responsável pelo Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e Centro de Formação. Representa, em São Paulo, a Casa das 5 Pedrinhas fundada pela etnomusicóloga Lydia Hortélio. Integra a equipe gestora da Casa Redonda Centro de Estudos, é educadora do Instituto Brincante.
Entre outras publicações e materiais audiovisuais, é autora do livro “Eu vi as três meninas”, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba, que em 2015 recebeu o prêmio IPHAN de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial. Participou do filme “Tarja Branca”, uma revolução que faltava produzido pela Maria Farinha Filmes, e do filme “Mitã”, uma poética da infância brasileira, produzido pelo Espaço Imaginário.
Dirigiu o documentários “Infâncias Negras do Passado e do Presente”, publicado pelo SESC/SP em 2023 e produziu o documentário “Peo, por uma educação da sensibilidade”, realizado em 2024 pelo Centro de Cultura Infantil, em parceria com a Casa Redonda Centro de Estudos e a Oca Escola Cultural.
Integrou a Cia. Cabelo de Maria, com participação nos CDs Cantos de Trabalho volumes I e II, Baianás e São João do Carneirinho.
María Julia Garcete Yegros é paraguaia, formada em Serviço Social pela Universidade Nacional de Assunção (UNA), em 1994. Sua ênfase profissional está na área dos Direitos das Crianças e dos Adolescente, na formulação de políticas públicas e, desde 2010, especializou-se em Primeira Infância.
Desenvolveu a docência universitária na Faculdade de Ciências Sociais da UNA, na Faculdade de Educação Inicial San Andrés/UEP, na Faculdade de Psicologia da UNIBE e no INAES em instâncias de especialização.
É Mestra em Metodologia de Pesquisa Científica, pela UNIBE. Integrou a Equipe Nacional da Primeira Infância, responsável por elaborar estudos para o Plano Nacional para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância no Paraguai e da Coordenação Nacional.
Participou das iniciativas de elaboração de leis para Promoção e Proteção à Maternidade e ao Aleitamento Materno, publicidade com conteúdo educativo, criação do Programa Nacional de apoio à estimulação oportuna PRONAES, bom tratamento e erradicação da violência contra meninas, crianças e adolescentes, entre as iniciativas mais relevantes.
Desde julho de 2023, é Diretora Geral do Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente da Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em Montevidéu, no Uruguai.
Marina Arilha está coordenadora de programas na Fundação Van Leer, responsável pela gestão do portfólio brasileiro. Anteriormente, Marina coordenou a implementação do Programa Formar no Instituto Gesto (Fundação Lemann), apoiando secretarias municipais de educação pública. Também gerenciou a Rede de Mulheres do Maranhão, inciativa da Fundação Vale e liderou o projeto de mentoria para Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá em Carauari, Amazônia. Como Gerente de Inovação para Impacto Social na MJV Technology & Innovation, Marina supervisionou a integração de projetos empresariais com abordagens sustentáveis através de soluções inovadoras.
É formada em Relações Internacionais e possui pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Inovação Social. Também cursou o Programa de Liderança Executiva em Primeira Infância na Universidade de Harvard.
Marisa Graham é advogada especialista em Direito da Família. É professora adjunta de graduação e pós-graduação em Direito da Família e da Infância na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, professora de pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais da mesma Universidade e diretora do curso de pós-graduação em Direitos da Criança e do Adolescente em contextos sociais, políticos e culturais.
Foi assessora da Comissão do Tratado de Direitos Humanos e Integração da Convenção Constituinte em 1994 e ocupou diversos cargos relacionados ao tema na Província de Buenos Aires, na Cidade Autônoma de Buenos Aires e na Nação.
Atualmente é Defensora dos Direitos de Meninas, Meninos e Adolescentes.
Thamires Pedra Rica é jurista, especialista em Direitos Humanos e Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). Em sua carreira passou pelos maiores bancos do país, liderando times de investimento e acumulando experiências nas áreas de ESG e investimento de impacto. É diretora de novos negócios e responsabilidade social na Allma Hub, professora nas disciplinas de DE&I e ESG na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e conselheira de diversidade da WeTeams, startup de Recursos Humanos e gestão de pessoas para organizações do terceiro setor. Palestrante e mentora, é apaixonada por voluntariado e construções coletivas.
Tiago Brito é Arquiteto e Urbanista e sócio do Estudio +1. Tem como princípios profissionais a busca de novos métodos, alternativas e tecnologias de design, articuladas com fatores sociais e o ambiente urbano.
É formado, desde 2009, em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e mestre em Arquitetura e Urbanismo, desde 2017, na área de Resiliência aplicada ao Planejamento e Projetos, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP).
Tem experiência em Planejamento Urbano Integrado e projetos de grande e média escalas, incluindo as áreas de Resiliência e Sustentabilidade Urbana, Transporte, Mobilidade, Desenho Urbano e Paisagem. Participou de desenvolvimento de planos estratégicos e de mobilidade urbana, além de prestar consultoria na elaboração de projetos urbanos e de empreendimentos de múltiplo uso.
Como arquiteto, participou de projetos arquitetônicos e de inserção urbana para equipamentos de mobilidade como estações e linhas de metrô, trem e BRT. Seu trabalho como urbanista permitiu atuar em análises socioeconômicas e urbanísticas, com envolvimento em equipes multidisciplinares, que incluíam geógrafos, gestores ambientais, biólogos e historiadores.
Ursula Troncoso é arquiteta e urbanista e comanda o Ateliê Navio, escritório de Arquitetura e Urbanismo focado em cidades, infância e educação.
Com pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), estudou Espaços de Aprendizagem Outdoor para Primeira Infância na North Carolina State University (NLI) e Desenvolvimento orientado pelo transporte sustentável (ITDP).
É membro fundador do GT Cidade, Infâncias e Juventudes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP).
Participou do programa de Liderança Executiva para Primeira Infância da Harvard University.
É consultora da Fundação Van Leer, organização holandesa que advoga por cidades amigas das crianças, e do Banco Mundial, no programa de Mobilidade e Infância para Educação Inclusiva.
Julia Gouveia é especialista em Mudanças Climáticas e Emergências na Plan International Brasil. É mestre em Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande (UFRG). É também pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (GPEPSM-UFSC), dedicando-se especialmente ao estudo da crise ecológica e das desigualdades globais.
Juliana Gatti Pereira Rodrigues tem especialização em Design para Sustentabilidade. É Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável e coautora do livro e cartas “Natureza fora da caixinha: ideias para mais tempo em conexão com a natureza”. É pesquisadora na área de qualidade de vida, saúde e natureza. É idealizadora e presidente do Instituto Árvores Vivas. É conselheira Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) e conselheira Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) com a cadeira de Meio Ambiente e Saúde da cidade de São Paulo. Ocupa cadeira no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) como representante da Coalizão pelo Clima, Crianças e Adolescentes.
Thiago Vinícius é empreendedor social, morador do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. Foi incluído no grupo de melhores empreendedores criativos, que destaca lideranças visionárias que combinam arte, cultura e ação social com a criatividade culinária. O trabalho dele ajuda a democratizar a alimentação orgânica na periferia de São Paulo, ligando produtores orgânicos com consumidores da região. Recentemente liderou o processo de revitalização da Praça do Campo Limpo com escuta e participação das crianças.
Ana Paula Gomes Matias é mãe da Naomi, de três anos. É assistente social, Mestre em política social em Hallym University na Coreia do Sul.
Tem uma vasta experiência na área de gestão de projetos, coordenação de equipe, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e programas sociais a nível governamental e não governamental. Hoje atua como oficial de projetos do Setor de Ciências Humanas e Sociais na Unesco mas, já atuou como gerente de projetos no terceiro setor. Foi diretora do Departamento de atenção a primeira infância no governo federal. Possui também experiência em consultorias especializadas a organismos internacionais, tais como Banco Mundial, OPAS, UNESCO, PNUD e OIT e pesquisas acadêmicas nas áreas de proteção social, direitos humanos e políticas de assistência social, infância e primeira infância, gênero e raça a nível nacional e internacional. É também Conselheira do CONANDA representando a sociedade civil por meio da Ação de Mulheres pela Equidade (AME).