22 de março (quarta-feira)

Fórum das Infâncias 2 – Garantir autonomia

Convidados especiais:

• Francesco Tonucci (Frato) – fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças;
  • Lorena Morachimo – coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças.

Mediador:

• Ursula Troncoso – Ateliê Navio.

Neste Fórum, o idealizador do conceito de Cidades das Crianças e a coordenadora das Redes irão compartilhar com os participantes todo o arcabouço de experiências obtidas nas últimas três décadas, a partir da observação das cidades e das crianças. A partir do compromisso firmado por cerca de 200 Nações signatárias da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, em 20 de novembro de 1989, o objetivo do fórum é sensibilizar o olhar dos técnicos e autoridades sobre as formas de garantir a autonomia das crianças nos diversos ambientes por elas ocupados, sejam as cidades, mas também suas escolas e casas.

Apresentação cultural:

Fórum das Infâncias 3 – Direito à Cultura

Convidados especiais:

• Alemberg Quindins – criador da Fundação Casa Grande (Ceará);
  • Paula Mascarenhas – prefeita de Pelotas (RS).

Mediadora:

• Ana Paula Dugaich Marques – Allma Hub.

Neste Fórum, o Direito à Cultura será tratado por meio de dois exemplos de sucesso de extremos do território nacional. Um deles, vem do Nordeste, do Cariri cearense, e que há duas décadas dá protagonismo às crianças. E outro, do Rio Grande do Sul, o projeto Pelotas pela Paz, desenvolvido sobre Cultura da Paz.

Apresentação cultural:

Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Criança na Cidade

Atividade voltada exclusivamente para os membros do GT, que terão a oportunidade de se reunir com Francesco Tonucci e Lorena Morachimo

Horário: das 16h30 às 18h

Desde 2018, a Prefeitura possui um grupo intersetorial constituído por representantes de diversas Unidades de Gestão para tratar das políticas públicas para as infâncias na cidade e que neste encontro terá uma oportunidade de se encontrar com os idealizadores das Redes de Cidades das Crianças.

Confira as biografias e fotos dos participantes das atividades do dia