Biografias dos participantes do Encontro

Abaixo você confere as biografias e fotos dos participantes do 1º Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, que será realizado em Jundiaí entre os dias 18 e 24 de março de 2023.

Convidados:

Francesco Tonucci (Frato)

Fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças

Francesco Tonucci é um renomado professor, psicólogo educacional e pesquisador associado do Instituto de Ciências e Tecnologias da Cognição do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.

Dedicou grande parte de sua vida profissional à realização de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da criança, analisando seu pensamento, sua interação com o mundo, suas habilidades, suas necessidades e suas demandas educacionais.

É o idealizador e gestor do Projeto Internacional “A Cidade das Crianças”, em desenvolvimento na Itália, Espanha, Portugal, Suíça, França e nove países da América Latina, entre eles, o Brasil.

É um defensor incansável da Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança.
Em homenagem à sua carreira e suas contribuições para a educação, desenvolvimento e inovação, já recebeu vários reconhecimentos como doutor honoris causa concedido por várias universidades na Espanha e América Latina, bem como o prêmio Comitê Espanhol do Ano 2019 da Unicef.

Em dezembro de 2022, o Presidente da República Italiana concedeu-lhe o título honorário de Comandante pelo mérito de sua carreira e pela importância de sua contribuição para nossa sociedade.

Sob o pseudônimo de Frato, Francesco Tonucci assina charges sobre questões de educação, cidade, brincadeira e infância que convidam ao questionamento do sistema e ao compromisso com a transformação da nossa sociedade.

Publicou dezenas de títulos, muitos dos quais traduzidos para várias línguas. Destacam-se entre eles: “Com olhos de criança”, “A criança nasce”, “A solidão da criança”, “Após três anos, é investigado”, “A Cidade das Crianças”, “Quando as crianças dizem chega”, “Por que meninas e meninos?”, e, recentemente, “Um vírus pode mudar a escola?”.

Lorena Morachimo

Coordenadora das Redes internacionais de Cidades das Crianças

Lorena Morachimo é uma educadora peruana, graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, na Especialidade de Educação Inicial.

Realizou pós-graduação em Pedagogia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, Itália e na Universidade da Calábria em Cosenza, Itália.

Especializou-se em Educação a Distância e de Adultos na Universidade Nacional de Educação a Distância em Madri, Espanha.

De 1995 a 2002, dedicou-se ao ensino universitário, sendo professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru e coordenadora da especialidade de Educação para o desenvolvimento. Integrou a equipe do Projeto Educação e Cultura de Paz do Centro de Serviços de Pesquisa e Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru, onde promoveu o treinamento de professores para 500 escolas em Lima e 16 cidades em todo o Peru.

Publicou diversos materiais para professores, manuais e artigos sobre educação ambiental, educação para a paz, educação ética e moral. Publicou também, juntamente com o professor Leonardo Piscoya, o livro “Questões Transversais e Desenvolvimento Sustentável: chaves para sua inserção na instituição educacional”.

Em 2001, por encomenda da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru, começou a promoção e difusão em Lima do projeto “Cidade das Crianças” de Francesco Tonucci.

Atualmente é membro do Laboratório Internacional “La cittá dei bambini” e pesquisadora do Instituto de Ciências e Tecnologias da Cognição do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. É a coordenadora da área Ibero-americana do Projeto Internacional “A Cidade das Crianças”.

Desde 2021, é presidente da Associação de Promoção Social Francesco Tonucci.

Paula Querido

Paula Querido é graduada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires e professora de Educação Primária.

Desde 2004 é coordenadora dos Comitês das Crianças da cidade de Buenos Aires e é também atualmente a responsável pelo projeto Cidade das Crianças da Argentina.

É também a responsável pela Área de Treinamento da Associação Francesco Tonucci e coordena os Diplomas do Projeto Cidade das Crianças para a Argentina e América Latina, nas Universidades de Comahue e de Yucatán.

Daniel Becker

Daniel Becker é pediatra e sanitarista. Formado e com residência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, foi o primeiro médico brasileiro a trabalhar com os Médicos sem Fronteiras (1988) e um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, o maior programa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atuou por 20 anos em comunidades populares com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), Organização Não Governamental (ONG) que fundou e dirigiu.

É docente da UFRJ, colaborador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), consultor de fundações e empresas e referência da mídia para temas saúde na infância e criação de filhos.

Foi entrevistado nos últimos anos por programas como Roda Viva, na TV Cultura, Fantástico, Conversa com Bial e Encontro, na Globo, além de diversas publicações digitais e impressas. É colunista do jornal O Globo e da revista Crescer. Em 2015, participou do TEDx.

Pioneiro da Pediatria Integral no Brasil, uma prática que amplia o olhar e o cuidado para promover o desenvolvimento pleno e o bem-estar da criança e da sua família, é também membro do conselho Criança e Consumo do Instituto Alana e faz parte do comitê científico de enfrentamento à Covid da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Alemberg Quindins

Alemberg Quindins é pesquisador, músico, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata e criou em 1992, junto com sua companheira Rosiane Limaverde, a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, na cidade de Nova Olinda, Ceará.

​Recebeu comendas de Cavaleiro na Ordem do Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura do Brasil (2004); Medalha do Mérito da Farroupilha, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (2007); Comenda João Luiz Ramalho de Oliveira, pelo Sistema Fecomércio Ceará (2014); Medalha da Abolição, pelo Governo do Estado do Ceará (2017); Título de Dr. Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2018); e Título de Notório Saber em Cultura Popular, pela Universidade Federal do Ceará (2019).

​Como consultor da Unicef participou da criação dos programas de rádio de criança para criança junto às rádios nacionais de Angola e Moçambique. Foi gerente de cultura do SESC Rio de Janeiro (2018) e, atualmente, é assessor de relações institucionais do SESC Ceará.

Foi professor do Curso de Pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea do Itaú Cultural e Instituto Singularidades (2017 – 2019) e é professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio (CEAACP) da Universidade de Coimbra, Portugal.

Comitê das Crianças de Jundiaí

O Comitê das Crianças é um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído desde 2019, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças no ano anterior, conforme estabelecido pelo decreto municipal nº 27.780, de 15 de outubro de 2018, o Comitê chega em 2023 à sua quinta composição como uma das iniciativas do programa Cidade das Crianças da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado.

Todos os anos, conforme estipulado pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede Mundial de Cidade das Crianças, a composição do Comitê é feita por sorteio. Em Jundiaí, o grupo é formado por região, de modo que são sorteados quatro representantes – dois meninos e duas meninas – de cada uma das seis regiões em que se divide o Município, totalizando 24 crianças.

Saiba mais sobre o Comitê das Crianças de Jundiaí

Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças

O Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e que fomenta a arte do canto coral através de um corpo de coralistas amadores e voluntários, com idades entre oito e onze anos.

Criado em 2019, como uma das iniciativas da Prefeitura como parte do programa Cidade das Crianças, o coral atualmente possui três núcleos de atuação na cidade, sob a direção artística da maestrina Vastí Atique: um núcleo de musicalização pré-coral, na Fábrica das Infâncias Japy; e dois núcleos de coral, um no bairro do Retiro e outro no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).

Baby Fusion

Baby Fusion é um método criado pela educadora física e bailarina jundiaiense Paula Agnello voltado a gestantes e demais cuidadores, desde a gravidez
até a infância, através da dança.

Atualmente, mais de dois mil cuidadores já participaram do método, que conta com mais de 200 profissionais capacitados, tanto no
Brasil como no exterior.


Mediadores:

Ana Paula Dugaich Marques

Ana Paula Dugaich é formada em Comunicação Social pela Universidade Mackenzie. Começou sua carreira na McCann Erickson, foi diretora de criação e planejamento estratégico e atuou no mercado de comunicação por 15 anos, vencedora de importantes prêmios de criatividade mundial.

Em 2018 fundou a Allma Hub, laboratório criativo criado e conduzido por mulheres, onde trabalha em projetos de impacto, apoio à políticas públicas e transição para uma nova consciência sendo a infância sua prioridade. É especialista em SBCC – campanhas de comunicação para mudança de comportamento e parceira da Rede Urban 95.

Claudia Vidigal

Claudia Vidigal é Mestre em Psicologia pela PUC-SP e tem Pós-graduação em Administração para o Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas.

Trabalha há 20 anos na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, principalmente colaborando com organizações da sociedade civil. Foi Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério de Direitos Humanos e também presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

É fundadora do Instituto Fazendo História e atual representante da Fundação Bernard van Leer, de onde lidera a iniciativa Urban95 no Brasil.

JP Amaral

JP Amaral é coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

É conselheiro do Greenpeace Brasil, cofundador da rede Bike Anjo e do coletivo Ecologia Urbana e bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Sistema de Gestão Integrada pelo Senac e Futurismo na metodologia Fluxonomia 4D, faz parte da rede de futuros líderes do Programa da Chanceler Alemã da Fundação Alexander von Humboldt, membro alumni da rede Red Bull Amaphiko de Empreendedores Sociais e do Young Global Changers.

Paula Mendonça

Paula Mendonça é Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre a diversidade de infâncias e seus contextos socioculturais.

É especialista em infâncias indígenas e co-diretora do curta metragem “Waapa”, sobre as brincadeiras das crianças do povo Yudja, co-realização do Território do Brincar e Instituto Alana.

Possui estudo nos campos da educação e antropologia. Atua em assessorias sobre a temática indígena na escola, apoiando o desenvolvimento da lei 11.645/2008.

Foi professora na educação infantil e ensino fundamental. Atualmente, coordena as áreas de cidade e educação do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana.

Raquel Ribeiro

Raquel Ribeiro é cientista social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Políticas Públicas em Direitos Humanos pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da mesma universidade.

Trabalhou por cinco anos como especialista em participação infantil no Centro de Criação de Imagem Social (CECIP) e, atualmente, está como gerente de projetos especiais da Secretaria de Meio Ambiente e Clima do Município do Rio de Janeiro.

Taís Herig

Taís Herig é arquiteta, urbanista e bióloga pela Universidade Estadual de Campinas e técnica em Tecnologia da Informação pelo Colégio Técnico da Unicamp.

Foi coordenadora na Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de Campinas e coordenou o grupo técnico de planejamento urbano do Comitê do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas.

Atuou no Instituto Cidades Sustentáveis e no Instituto de Tecnologias Geo-Sociais e hoje é articuladora da Rede Urban95 Brasil como consultora da Fundação Bernard van Leer.

Thaís Sanches

Thaís Sanches é formada em Comunicação Social na Universidade de São Paulo, com especialização em Gestão de Negócios Digitais.

Trabalhou no Centro de Inovação da Educação Brasileira, com prototipagem de políticas públicas de educação e tecnologia em parceria com o Ministério da Educação.

Também atuou como coordenadora do Instituto Alana, responsável pela criação e gestão da plataforma jornalística sobre infâncias chamada Lunetas.

Hoje é coordenadora de programas da Fundação Bernard Van Leer no Brasil, onde apoia a implementação, monitoramento e avaliação dos investimentos da fundação no país.

Ursula Troncoso

Ursula Troncoso é arquiteta e urbanista e comanda o Ateliê Navio, escritório de Arquitetura e Urbanismo focado em Cidades, Infância e Educação.

Com pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), estudou Espaços de Aprendizagem Outdoor para Primeira Infância na North Carolina State University (NLI) e Desenvolvimento orientado pelo transporte sustentável no Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) – Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS).

É membro fundadora do GT Cidade, Infâncias e Juventudes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP).

Participou de programa iLab para Primeira Infância, coordenado pelo NCPI e Center of Developing Child (Harvard University).

É consultora da Fundação Bernard van Leer, organização holandesa que advoga por cidades amigas das crianças; e do Banco Mundial, no programa de Mobilidade e Infância para Educação Inclusiva.



« voltar para a programação